SAÚDE EM MOVIMENTO.

Pilates

 

 

O que é exatamente PILATES?

 

 Pilates é um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20.
É um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura

balanceada de treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a
musculatura sem exageros.
O método Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos
suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização da região chamada de
“powerhouse” ou “centro de força” (abdômen, coluna e região pélvica).
O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se
revigorado ao invés de exausto após uma prática. O método Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim
nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos
esportes e nas atividades do seu dia a dia.
Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, técnica conhecida por mat pilates ou em
equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Step chair”.

Benefícios do Pilates  

Praticando regularmente os exercícios de Pilates, você pode:

  • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros.
  •  Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar a região chamada de “powerhouse” ou
    “centro de força”, (abdômen, coluna e região pélvica).
  • Formar padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões.
  • Reduzir o estresse, aliviar as tensões e ganhar mais energia.
  • Restaurar o alinhamento postural.
  • Tornar a coluna mais forte e flexível.
  • Melhorar a circulação sanguínea.
  •  Aumentar a coordenação neuromuscular.
  • Aliviar dores nas costas e estresse das articulações.
  • Corrigir sobrecarga dos grupos musculares que podem levar ao estresse e alguma lesão.
  • Melhorar a mobilidade, a agilidade e o vigor.
  • Complementar o treino esportivo e o desenvolvimento funcional para a atividade diária.
  • Melhorar o visual de seu corpo, assim como sua autoestima.

 Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?

Os especialistas orientam que método deve ser praticado, no mínimo duas (02) vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos, trazendo os benefícios esperados.

A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o Pilates pode até ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.
                                       
MUITAS DOENÇAS COMO HÉRNIA DE DISCO, ARTROSE, DESVIOS POSTURAIS, PODEM SER TRATADAS COM A PRÁTICA DOS EXERCÍCIOS DE PILATES.

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